A recepção aeroportuária refere-se ao serviço de acolhimento, orientação e acompanhamento de passageiros em um aeroporto, geralmente realizado por profissionais de turismo, empresas de receptivo, guias ou atendentes especializados. Assim sendo, esse é um tipo de atividade que abrange atividades como:
- Receber o passageiro na área de desembarque com uma placa identificadora.
- Ajudar com bagagens e trâmites iniciais.
- Fornecer informações sobre transporte, hospedagem e o destino.
- Acompanhar o passageiro até um veículo, hotel ou outro ponto de interesse.
Além do mais, esse serviço é muito usado por:
- Passageiros que não conhecem bem o aeroporto.
- Grupos grandes de turistas ou eventos corporativos.
- Pessoas com mobilidade reduzida.
- Visitantes internacionais.
E como funciona a recepção aeroportuária?
Ponto de encontro
Nesse tipo de serviço, o recepcionista normalmente aguarda o passageiro em um ponto combinado, como a área de desembarque,com uma placa com o nome do passageiro ou da empresa.
Acompanhamento e orientação
É importante frisar que o profissional pode auxiliar em aspectos como transporte de bagagens, além de indicar sanitários, áreas de alimentação, casas de câmbio, etc.
Assim também, em voos de conexão, ajuda a encontrar o próximo portão de embarque.
Documentação e check-in:
O serviço de recepção aeroportuária também ajuda no check-in, quando o serviço é na partida. Além disso, no despacho de bagagens e na conferência de documentos como passaporte, visto e cartão de embarque, por exemplo.
Transporte:
Em alguns serviços de recepção, o passageiro é conduzido até um motorista particular ou transfer reservado (hotel, evento, etc.).
Idiomas:
Recepcionistas costumam falar mais de um idioma, sobretudo em aeroportos internacionais, visando atender turistas estrangeiros.
Atendimento VIP (quando contratado):
Nesse caso, pode-se contemplar o acesso a salas VIP, agilidade com trâmites de imigração e segurança, ou até mesmo, escolta especial para autoridades e executivos.
Afinal, porque a recepção aeroportuária é importante?
Primeira impressão:
Trata-se do primeiro contato do visitante com o destino e, por isso, certamente a recepção aeroportuária influencia positivamente a experiência da viagem.
Segurança e conforto:
De modo geral, com esse tipo de serviço é possível oferecer acolhimento e suporte, sendo algo, principalmente útil em locais desconhecidos, ou ainda, para quem não domina o idioma local.
Agilidade:
A partir da recepção aeroportuária facilita ações como a transição entre aeroporto e hospedagem, evitando que ocorram imprevistos ou desorientação durante esse período.
Atendimento personalizado:
Em alguns casos, pode envolver serviços VIP, assistência a idosos, crianças desacompanhadas ou pessoas com mobilidade reduzida.
Portanto, este serviço é valorizado tanto em turismo quanto em eventos corporativos, garantindo uma experiência mais organizada e profissional ao viajante.